
Ombro doloroso é uma condição que afeta negativamente a qualidade de vida dos pacientes que o desenvolvem. Aliás, ele costuma atingir entre 26 e 34% da população adulta, e tem como causas diferentes tipos de doenças, tais como: artrose glenoumeral, tendinopatia do manguito rotador, rotura do manguito, tendinite calcária e capsulite adesiva. Entre os vários tratamentos, a infiltração melhora a dor no ombro como muita eficácia, e é sobre essa técnica que falarei neste artigo, confira!
O que é infiltração e como ela melhora a dor no ombro?
É o nome dado aos procedimentos que realizam a aplicação de substâncias injetáveis diretamente nos músculos, articulações ou tendões. Essa técnica possui uma eficácia muito maior do que a de outros tipos de administração medicamentosa, mesmo que ela utilize uma dose bem reduzida da substância.
Além disso, a infiltração também não costuma causar efeitos colaterais, sendo um procedimento seguro para os pacientes que necessitam realizá-la.
A infiltração como tratamento para a dor no ombro deve passar pela avaliação do médico ortopedista, que pode optar por colocá-la como primeira opção ou como uma alternativa após outros tipos de tratamentos falharem.
Quais medicações podem ser usadas na infiltração?
As principais substâncias utilizadas na infiltração, combinadas ou não, são:
Anestésicos locais: estão presentes na maioria das infiltrações e têm a função de promover o alívio provisório da dor, que pode durar de 40 minutos a 24 horas. Geralmente, eles são aplicados em conjunto com outras medicações, mas também podem ser usados de modo isolado.
Corticosteroides: são as substâncias mais utilizadas nas infiltrações, pois possuem um efeito anti-inflamatório local, com baixa taxa de absorção sistêmica.
Ácido hialurônico: a infiltração de ácido hialurônico tem como objetivo restaurar a função do líquido sinovial normal. Em geral, utiliza-se esse tipo de infiltração em casos de artrose leve com dor intensa.
Comments